Bernauto

Precisa de ajuda? 262 831 844 * | geral@bernauto.com
Precisa de ajuda? 262 831 844 * | geral@bernauto.com

Polícia de segurança pública tem um carro novo. Os detalhes do Ford Mustang da PSP

A frota de carros especiais da PSP voltou a crescer, depois do BMW i8 chega agora um Ford Mustang V8 de quinta geração.

O novo Ford Mustang da PSP promete ser um dos grandes destaques da Segurex, a feira de Segurança, Protecção, Defesa que se vai realizar de 10 a 12 de outubro, na FIL, Lisboa.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Strob, a empresa que procedeu à transformação deste Mustang num carro da polícia, escolheram este evento para apresentar ao público aquele que será a mais recente adição à «frota especial» desta força de segurança.

Bastaram uns pirilampos — o nome técnico é ponte de luzes —, uns autocolantes refletores, um sistema de comunicação e mais alguns detalhes para transformar este carro civil num verdadeiro carro da PSP.

Ford Mustang da PSP não foi comprado
Tal como aconteceu com o BMW i8, ou com o Nissan GT-R que a Razão Automóvel filmou, este novo Ford Mustang da PSP também não foi comprado. “Reverteu para o Estado ao abrigo de um processo legal”, adiantou à Razão Automóvel uma fonte da PSP.

Quanto à sua missão, mais do que servir para patrulhamento ou trabalho operacional, estes veículos têm outro propósito: chamar à atenção, em eventos especiais, para o trabalho diário destas forças de segurança.

Motor V8 ao serviço da PSP
O Ford Mustang da PSP pertence à quinta geração deste modelo norte-americano. Está equipado com um motor V8 a gasolina com 4,6 litros de capacidade.

A potência máxima debitada por este modelo é de 315 cv às 5750 rpm. A aceleração dos 0-100 km/h cumpre-se em 5,2s e a velocidade máxima é de 250 km/h. O consumo médio anunciado é de 13,8 l/100km.

Esta geração foi produzida entre 2005 e 2014 e nunca chegou a ser comercializada de forma oficial na Europa. Assim, com a adição deste Ford Mustang da PSP, a frota especial da polícia portuguesa passa a ser composta por três modelos: Audi R8, BMW i8 e Ford Mustang.

À data da publicação desta notícia, de acordo com a Strob, a PSP ainda não definiu em que zona do país é que este Ford Mustang vai estar ao serviço.

Como referimos acima, além do BMW i8 da PSP, a Razão Automóvel também teve oportunidade de testar outro «supercarro» das forças de segurança, o Nissan GT-R da Guarda Nacional Republicana.