Não podia haver modelo mais indicado para comemorar os 20 anos da divisão R que o Golf R e por isso hoje mostramos o Golf R 20 Years Edition.
Isto porque o nascimento da divisão R na Volkswagen tem as suas origens no Golf R32, o primeiro a exibir a letra “R”, lançado em 2002, há precisamente 20 anos.
O novo Golf R 20 Years Edition deriva diretamente do Golf R que já conhecemos — e testámos —, e começa por se destacar pelos detalhes visuais exclusivos.
Temos emblemas específicos e apenas duas cores para a carroçaria – azul ou branco – que influenciam a cor das jantes “Estoril” de 19” e das capas dos espelhos: são pretas se optarmos pela carroçaria azul e azuis com a carroçaria branca.
Já no interior destacam-se os acabamentos em fibra de carbono no tabliê e nas portas e o logótipo “R” em azul no volante.
O Golf mais potente de sempre
Contudo, é no capítulo mecânico que este Golf R 20 Years Edition mais se destaca.
Continua ainda a recorrer ao 2.0 TSI (EA888 evo4) do Golf R, é certo, mas este Golf R 20 Years Edition promete mais potência, anunciando 333 cv (mais 13 cv), um valor que faz deste o Golf mais potente de sempre.
A transmissão continua a cargo da DSG (dupla embraiagem) de sete relações, mas terá sido revista para tornar as mudanças de relação menos «suaves», e o binário continua a ser enviado às quatro rodas, como em todos os Golf R desde sempre.
Temos ainda um escape em titânio da Akrapovič, tendo a Volkswagen criado um sistema designado “Emotional Start”, que aumenta o regime do motor para as 2500 rpm quando este é ligado para o tornar mais… audível.
Para já o preço do Volkswagen Golf R 20 Year Edition ainda não foi revelado, mas sabe-se que este será produzido em números limitados, restando apenas saber quantas unidades sairão da linha de produção.
Fonte: RAZÃO AUTOMÓVEL | Autocar