Bernauto

Atenção. Vai ter de circular mais devagar em Lisboa

Trânsito automóvel na Avenida da Liberdade foi também eliminado aos domingos e feriados.

No centro de Lisboa, a velocidade máxima permitida foi reduzida em 10 km/h. A Câmara da capital portuguesa aprovou uma proposta do partido Livre e agora passam a figurar os seguintes limites de velocidade: 30km/h nas vias de 3.º, 4.º e 5.º nível da rede viária, 40km/h nas vias de 2.º nível e 70km/h nas vias de 1.º nível.

 

Isto quer dizer, por exemplo, que na 2.ª circular não poderá exceder os 70 km/h, uma vez que se trata de uma via de 1.ª nível. Vale a ressalva que, em alguns pontos, a velocidade máxima permitida já era de 50 km/h.

Além disto, o trânsito sofrerá alterações, uma vez que será eliminado na Avenida da Liberdade durante todos os domingos e feriados – anteriormente era apenas no último domingo de cada mês.

Ficou também acordado pela Câmara de Lisboa que o corte do trânsito automóvel aos domingos deve ser alargado a todas as freguesias, aplicando-se a “uma artéria central (ou mais) com comércio e serviços locais, para que todos os fregueses de toda a cidade possam experimentar fazer as suas deslocações de proximidade a pé de forma segura e confortável sem necessitar do automóvel próprio”, como se pode ler na proposta apresentada pelo partido Livre.

Fonte: Auto ao Minuto