A Fórmula 1 anunciou esta sexta-feira que o Grande Prémio da Rússia foi cancelado, devido aos ataque do país à Ucrânia que começaram no passado dia 24. Perante esta situação, o Autódromo Internacional do Algarve mostrou-se imediatamente disponível para receber uma corrida que substituiria aquela que estava agendada para o circuito de Sochi, no próximo dia 25 de setembro.
De acordo com informações recolhidas pelo Auto ao Minuto, já existem conversações entre os responsáveis do circuito algarvio e a Liberty, sendo o traçado de Portimão uma das possibilidades em cima da mesa para substituir o Grande Prémio da Rússia. Porém, o Autódromo Internacional do Algarve tem concorrência para a realização da prova.
Sabemos que existem outros circuitos interessados em acolher a Fórmula 1 nesta vaga para 2022, em particular o Istambul Park, da Turquia.
Caso o Autódromo Internacional do Algarve ganhe a corrida para a realização da prova em solo algarvio, em setembro realizar-se-á o terceiro Grande Prémio de Portugal, depois de duas provas consecutivas em 2020 e 2021. Lewis Hamilton foi o vencedor desses dois Grandes Prémios.
Recorde-se que a F1 emitiu esta sexta-feira um comunicado, onde deu conta de que o Grande Prémio da Rússia foi cancelado devido às “atuais circunstâncias”.
“Nós temos acompanhado a situação na Ucrânia com tristeza e choque, mas com esperança de uma reviravolta e resolução pacífica para a presente situação. Esta quinta-feira à noite, a F1, a FIA e as equipas discutiram a posição do nosso desporto e a conclusão, incluindo a visão de todas as partes interessadas, é que torna-se impossível manter o Grande Prémio da Rússia perante as atuais circunstâncias”, escreveu a F1 em comunicado.
Fonte: Notícias ao Minuto